Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância

2 de abril de 2016

Veja o site da REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA

O CECIP é o atual responsável pela Secretaria Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância – RNPI  (triênio 2015-2017), uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam pela promoção e garantia dos direitos da primeira infância. O CECIP esteve entre os fundadores da Rede, que começou com um pequeno grupo de cerca de dez organizações, em março de 2007. Hoje somos mais de 160 organizações de todas as regiões do Brasil. Veja mais.

A missão da Rede Nacional Primeira Infância é articular e mobilizar organizações e pessoas para promover e defender os direitos das crianças de até seis anos de idade, sem discriminação (étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual) de qualquer natureza. Nosso objetivo é ter o Plano Nacional pela Primeira Infância referenciado e implementado nas políticas públicas das esferas federal, estaduais, distrital e municipais até 2022.

Cadastre-se no nosso site para receber semanalmente uma seleção de matérias publicadas na imprensa sobre a primeira infância e o nosso boletim de notícias mensal.

Por que cuidar da Primeira Infância?

Os primeiros seis anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. As experiências nesse período influenciam a criança e a sua relação com as pessoas que a rodeiam pelo resto da vida. A primeira infância é também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades. A Rede dá visibilidade social às crianças pequenas, para que elas possam ser vistas e ouvidas por diferentes atores políticos e sociais.

O que faz a Secretaria Executiva de uma Rede?

Entre suas muitas atribuições, a Secretaria Executiva é responsável por representar oficialmente a Rede Nacional Primeira Infância, promover a comunicação e a interação entre os seus membros, elaborar e executar projetos, planos de trabalho, programas e ações para o período da sua gestão, em estreita articulação com as organizações que compõem a Rede, representadas por um grupo gestor e por grupos de trabalho.

Ao longo dos três anos em que estará à frente da Secretaria Executiva, o CECIP vai atuar no desenvolvimento institucional da RNPI, em advocacy nas esferas do legislativo e executivo, na continuidade do Observatório Nacional Pela Primeira Infância e em novas iniciativas, e em estratégias de comunicação dos temas de interesse da Rede. Conheça mais o nosso plano de ação e o planejamento estratégico.

Rede Nacional Primeira Infância uma nova identidade visual!

Perto de comemorar 10 anos de criação, a Rede Nacional Primeira Infância acaba de ganhar uma nova identidade visual, com uma logomarca construída a muitas mãos. A nova logo traz a presença e importância da diversidade das infâncias brasileiras, em todo o território, cuja defesa dos direitos é a grande motivação da nossa rede. Como uma autêntica rede virtual, é horizontal, democrática, onde cada membro é um nodo, isto é, um ponto de união intercomunicando-se com seus iguais, formando uma trama que abrange todas as regiões do país (clique aqui para acessar o manual de aplicação da nova logomarca da RNPI).

Comentários