Programação da exposição ‘De Olho na Rua’

4 de agosto de 2014
Mostra de vídeo Jovens em ação: caminhos possíveis

Diariamente

Sessões de 15 min, antes do passeio das escolas, na exposição.
Exibição de programas produzidos por jovens em diferentes projetos coordenados
pelo CECIP. Em oficinas de vídeo esses jovens utilizaram filmadoras, máquina fotográfica
digital e celulares, como poderosos instrumentos de estímulo à participação e
transformação do espaço escolar e das suas comunidades.

Lançamento da publicação De Mãos Dadas por uma Creche de Qualidade – sistematização de uma experiência na Rocinha

Dia 19/08, às 18h.
O livro traz histórias e reflexões sobre o projeto De Mãos Dadas, que envolveu gestoras e educadoras de 6 creches da Rocinha, presentes no evento, para discutir e aperfeiçoar suas práticas. Será também exibido um vídeo sobre o projeto. Convidados: Sheila Najberg – Instituto Dynamo Eliana Brazil Protasio CECIP/NEI Mediadora: Maria Lucia Lara – CECIP/NEI

Oficina Explorando o Universo Dos Miúdos
Dia 23/08, das 10h às 12h.
Como instigar a curiosidade natural das crianças no seu processo de descoberta do mundo.
Convidada: Maria Lúcia Lara

Roda de Conversa O Jeito de Eduardo Coutinho
Dia 28/08, às 18h30.
Exibição do filme – Apartamento 608, de Beth Formaggini, que tem o documentarista como personagem. Ele virou referência na forma como se faz documentário no Brasil. O “estilo Coutinho” passou a influenciar boa parte da produção nacional. Quanto do homem havia na obra? Como era Eduardo Coutinho, e como ele se revela em cada um de seus filmes?
Convidados: Eduardo Escorel, Beth Formaggini, Sergio Goldenberg Mediação: Claudius

Mostra Eduardo Coutinho
De 29/08 a 31/08
Das produções de interesse político e social feitas para o CECIP, nos anos 80 e 90, à sua redescoberta e consagração, a mostra retrata quase três décadas da trajetória de Eduardo Coutinho, o maior documentarista brasileiro. 

29/08     SEXTA
18h30    Babilônia 2000 (Vídeofilmes, Cecip, Donald Ranvaud -2000, 80min.)

30/08     SÁBADO
16h        Boca de Lixo (Cecip, 1992, 48 min.) e Mulheres no Front (Cecip, FNUAP/UNICEF/UNIFEM, 1996, 35 min.)
18h30    Santo Forte (Cecip, 1999, 80 min.)

31/08     DOMINGO
16h        O jogo da dívida: quem deve a quem?  (Cecip, 1990, 58 min.)
18h30    Romeiros de Padre Cícero (Cecip, 1994, 37 min.) e Santa Marta – Duas Semanas no Morro (Cecip-ISER Vídeos, 1987, 54 min.)

Roda de Conversa O humor pode mudar o mundo?
Dia 04/09, às 18h30
Algumas digressões sobre experiências de um membro da Armata Brancaleone de cartunistas brasileiros durante os últimos 50 anos de porfia no ventre do monstro (a imprensa pátria).
Bate-papo com Claudius

Cineclube da Casa da Ciência Ciência  em Foco
Dia 06/09, às 16h.
Exibição do filme: ‘Cabra marcado para morrer’ (1985), de Eduardo Coutinho. Convidado: César Guimarães – Professor da UFMG, integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAFICH-UFMG. Editor da revista ‘Devires: cinema e humanidades’.

Roda de Conversa Cultura de Paz e Direitos
Dia 11/09, às 18h30.
É possível resolver conflitos respeitando os direitos humanos? Uma conversa sobre cultura de paz e resolução de conflitos na justiça e na educação.Convidados: Sergio Verani – Prof. Uerj Maria Mostafa – Núcleo de Educação para a Paz Mediação: Madza Ednir

Oficina Educação Para A Paz: Processos Circulares De Resolução De Conflitos Nas Escolas.
Dia 13/09, 10h às 12h.
A partir dos projetos de educação para a paz no Rio de Janeiro e em São Paulo, serão desenvolvidas atividades em círculo para potencializar a escuta no ambiente escolar.  Realização: Núcleo de Educação para a Paz

Roda de Conversa A Comunicação Tecendo Saberes
Dia 18/09, às 18h30.
Conversa sobre como se vê, o fortalecimento da democracia pelas vias da comunicação popular, as diferentes formas como as mídias foram/estão sendo apropriadas pela sociedade civil para promover a comunicação e a cultura popular e ainda os diferentes processos/práticas de comunicação mediadas pela linguagem audiovisual, numa perspectiva participativa, para a transformação do cotidiano. Convidados: Valter Filé – UFRRJ Nailton Agostinho – Nave do Conhecimento Breno Kuperman –  Cineasta Noni Ostrower –  Oi Kabum! Mediação: Fernando Mozart – Oi Kabum! Lançamento do site – Memórias da TV Maxambomba

Mostra de TVS Comunitárias
De 18/08 a 21/09, às 18h30.
Sessões de vídeos com produções históricas da TV Maxambomba, criações de jovens em diferentes contextos e linguagens e exemplos do trabalho de outras TVs comunitárias e projetos sociais: Cipó (Salvador), AIC (Belo Horizonte), Auçuba (Recife), TV Mocoronga (Santarém), Bem TV (Niterói), TV Tagarela (Rocinha), Oi Kabum!, Praça do Conhecimento e TV Pinel (Rio de Janeiro).

Roda de Conversa Jovens em Ação: Caminhos Possíveis
Dia 25/09, às 16h.
A partir da pergunta “O que você faz pelo seu futuro?”, jovens de diferentes organizações e projetos apresentarão suas práticas enquanto produtores de diferentes mídias e de ações de mobilização. Será uma roda de conversa entre jovens para refletir o presente e o futuro, a condição juvenil, as novas tecnologias e a participação social como meios para a transformação do seu cotidiano. Convidados: Projeto Soldado Anônimo – Voz para as cabeças, Rede Meu Rio, Bem TV.

Oficina Deixo pro Mundo
Dia 27/09, de 10h às 12h.
Você já pensou na ideia de deixar algo para o mundo? A Campanha “Deixo Pro Mundo” vai buscar o que as pessoas têm a dizer. A proposta é construir um mural com a intervenção do público onde serão coladas peças gráficas em que as pessoas poderão escrever e desenhar, interagindo com a campanha. Realização: Ian Cairo, Mayara Barbosa e Maria Chantal (Estudantes da 3ª Turma da Oi Kabum! RJ)

 

Comentários