Oi Kabum! Rio

Site: oikabumrio.org.br/site

Uma das mais inovadoras iniciativas educacionais do Brasil, a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia é um programa do instituto Oi Futuro, conduzido, no Rio de Janeiro, em parceria com o CECIP.

Oferece a adolescentes e jovens de baixa renda, estudantes da rede pública, formação qualificada em áreas estratégicas da arte e da comunicação: Fotografia, Vídeo, Design Gráfico e Computação Gráfica. A Oi Kabum! privilegia a aprendizagem por meio de projetos, criação de produtos, exposições e intervenções públicas. Complementando o currículo específico de cada área, os jovens também têm aulas de Design Sonoro, História da Arte e Tecnologia, Oficina da Palavra, Web e Arte Digital.

Além de preparar esta nova geração para o mercado de trabalho em áreas de ponta da arte e da tecnologia, a Oi Kabum! investe para que os jovens ampliem sua capacidade de refletir e atuar sobre o universo em que vivem. Eles adquirem mais instrumentos para interferir em sua realidade, criam produtos, realizam campanhas e se mobilizam em coletivos culturais que disseminam sua arte e sua visão crítica sobre o mundo — atuando como catalisadores de ações que, ao mesmo tempo em que os integram à cidade, ajudam a superar preconceitos.

Ao final da formação, os jovens passam a integrar o Núcleo de Produção da Oi Kabum Rio, onde podem conceber novos projetos, concorrer a editais internos e externos e realizar seus primeiros serviços profissionais com orientação pedagógica adequada.

Além da formação básica e do Núcleo de Produção (formação avançada), a Oi Kabum! Rio desenvolve a linha Ações Multiplicadores, disseminando sua metodologia na formação de educadores da rede pública (projeto Imagine-se) e estimulando a produção cultural e intervenções sociais desenvolvidas por jovens (edital Multiplicadores).

Desde 2009, 296 jovens já se formaram na Oi Kabum! Rio, em quatro ciclos (2009-2011, 2011-2013, 2013-2014, 2015-2016).

Em 2016, está em andamento o projeto “Kabum em Rede”, com apoio da Oi/ Oi Futuro e Secretaria Estadual de Cultura, via lei de incentivo do ICMS. O projeto envolve a formação básica (que resultou na exposição “Kabum! Marginal”), uma linha de formação especial para 25 jovens no desenvolvimento de projetos sociais com arte e tecnologia (“Proliferantes”) e a continuidade do “Imagine-se – Laboratórios de Arte e Tecnologia na Escola”, junto ao Museu da Imigração da Ilha das Flores (Marinha do Brasil/UERJ), em São Gonçalo, e educadores do entorno.

Clique aqui para ver algumas produções da Oi Kabum! Rio.

Comentários