Notícias

Cá entre nós

De jovem para jovem: o ano de 2014 na Oi Kabum! Rio começou com uma semana de oficinas ministradas por alunos e ex-alunos, para alunos e ex-alunos.

Fotografia, design, expressão corporal, desenvolvimento de aplicativos, origami, cineclube, jornalismo… a partir de seus talentos e interesses, eles viveram dias de aprendizado conjunto.

Na oficina de Reportagem, Jackson Boaventura, formado em 2013, trouxe aos atuais alunos o desafio de criar uma pauta e produzir matéria jornalística para a “Revista Viração”, parceira da Oi Kabum! desde a Rio+20. O tema escolhido foi o crescimento dos casos de HIV/AIDS no Brasil.

Formado em 2011, o fotógrafo Ricardo Aleixo, que integra a equipe do Núcleo de Produção da Oi Kabum!, promoveu exercícios com câmeras de celular, explorando as possibilidades de novos olhares que esta mídia propicia. O resultado foi o ensaio que você vê nesta página: a praia de Ipanema em texturas e perspectivas inusitadas.

Uma das novidades foi a oficina “Livre~se”, fruto do experimentalismo do ex-aluno Rafael Galo, com colaboração de Rafaela Nascimento e Maicon Brasil, também formados na Oi Kabum!. Galo se dedica à pesquisa da linguagem do remix e vem promovendo oficinas de colagens literárias e visuais. Desta vez, o produto final da criação foi um “Festival de GIFs“, microanimações feitas com uma sequência de imagens. Algumas produções da oficina estão acima.

Mais do que o aprendizado técnico, a semana de oficinas ensinou os jovens a organizar e compartilhar seus conhecimentos com pessoas da mesma idade. A melhor maneira de aprender, dizem por aí, é ensinar.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top