Encontro para Manguinhos Brincar

Teve criança, família, amigos e curiosos. Nem a chuva leve atrapalhou a alegria do Encontro para Manguinhos Brincar, realizado no último sábado, dia 17 dezembro de 2016, em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos. O evento fechou as atividades do ano e abriu outras possibilidades de encontros e parcerias promovidos com as crianças, com participação e brincadeiras.

Uma tenda com livros e uma oficina de arte com sementes aguardava a chegada do mini cortejo do grupo de Maracatu Baques do Pina que abriu a manhã de brincadeiras, com música e dança ao redor da Biblioteca Parque de Manguinhos. O grupo foi recebido com um estandarte Papo de Criança criado pelas crianças que moram na região e frequentam a biblioteca.

Ainda teve apresentação musical espontânea das crianças do projeto Recriando, contação de histórias com a equipe da Casa Viva, da RedeCCAP, a participação da artista e grafiteira Gagui e do Jornal Fala Manguinhos. O espaço livre ainda contou com corda, elástico, bolha de sabão e bolinha de gude.

O Encontro para brincar é uma iniciativa do projeto Criança Pequena em Foco, como estratégia de promover a participação infantil e ocupar os espaços públicos da cidade. O primeiro Encontro para brincar foi realizado em abril de 2016, em parceria com o Instituto Alana, no Parque do Aterro do Flamengo como concretização da proposta “mão na massa” escolhida pelas crianças e adultos no seminário A Criança e sua Participação na Cidade.

O projeto Criança Pequena em Foco é realizado pelo CECIP- Centro de Criação de Imagem Popular desde novembro de 2011, com o apoio da Fundação Bernard van Leer e do Instituto C&A. Um projeto que trabalha para que as opiniões e necessidades das crianças sejam levadas em conta e sirvam de subsídio para os tomadores de decisão tanto nas ações ligadas ao cotidiano da criança, quanto no que diz respeito a políticas públicas.

Veja o álbum com todas as fotos do evento.

Comentários