Notícias

Encontro em Cuenca, no Equador com crianças e educadores do PACES

Na última semana de outubro, um grupo do CECIP formado por Claudius Ceccon, Madza Ednir, Maria Mostafa e Soraia Melo participaram de um encontro em Cuenca, no Equador com crianças e educadores do PACES (Programa de Formação Salesiana). Uma comunidade educativo-pastoral salesiano que promove e trabalha no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, especialmente na ruas, com a pedagogia preventiva de Dom Bosco, contribuindo na construção de projetos de vida de crianças e adolescentes.
O grupo nos acolheu com a curiosidade e o carinho de quem descobre em outra cultura novos mundos, novas formas de cantar e brincar a vida. Alguns órfãos, outros filhos de pais que trabalham na Feira livre onde a instituição também está localizada, as crianças que frequentam as atividades de arte, cultura e educação vão encontrando sentidos e apoio para os pais e cada vez menos precisam trabalhar, é um processo gradativo e conta com o apoio de educadores, psicólogos e assistentes sociais.


A visita foi um convite do vice-reitor das Universidades Politécnicas Salesianas-UPS, Juan Pablo Salgado. A partir deste e de outros encontros, o CECIP estabelece parcerias e compartilha experiências que contribuem com a convivência, relações mais humanas e possam influenciar políticas públicas que valorizem a participação infantil como estratégia de transformação social.
http://www.paces.org.ec/index.jsp

equador
Um conselho formado por crianças, uma casa cheia e colorida, sorrisos de dentes pequenos e de olhos que contam histórias que não falam espanhol ou português, falam com emoção da experiência de conviver ainda crianças com o trabalho e os desafios da rua.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top