Eliane Costa é nossa convidada para o Café Cecip

5 de outubro de 2017
elianecafe1Quarta, 04 de outubro de 2017, foi uma noite de informação e reflexão no Café CECIP – que recebeu Eliane Costa, para apresentar a sua recém-defendida tese de doutorado “Territorialidades urbanas em ciberculturas plurais – o vital e o virtual nas periferias do Rio de Janeiro”. 
Entre muitos outros temas, a pesquisa aborda as transformações, ao longo do tempo, no conceito de “território”, que ganha novo sentido com o ciberespaço. A tese fala também da importância das ONGs nascidas na retomada da democracia, como o CECIP, no surgimento e fortalecimento das organizações que, a partir da década de 1990, surgem sediadas nas comunidades de periferia e favelas. E lista diversos cases de ‘estéticas de atitude’, que provocam esse conceito de ‘territorialização do ciberespaço’: como o passinho, os rolezinhos e slams – narrativas de potência, performance e criatividade, conectadas em rede – e que tem seus primórdios em iniciativas de comunicação popular e comunitária – como a TV Maxambomba.
“Precisamos retomar a energia dos territórios, que nos movem a encontrar novos caminhos em meio a tanta desesperança”, disse a pesquisadora Eliane Costa.
Para acessar e baixar a pesquisa completa, veja: https://pt.slideshare.net/ElianeCosta29/tese-eliane-costa-completa
elianecafe2

Comentários