Diploma Heloneida Studart de Cultura

O Cecip Centro de Criação de Imagem Popular foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), com o Diploma Heloneida Studart de Cultura, por sua destacada contribuição ao desenvolvimento da cultura no estado com o Projeto TV Maxambomba. A cerimônia aconteceu ontem (13/06/2016) no Palácio Tiradentes e contou com a presença de autoridades e produtores culturais.

Durante 16 anos (1986-2002), a TV Maxambomba conduziu na Baixada Fluminense atividades inéditas de TV comunitária, mobilizando os moradores para se expressarem e retratarem sua realidade por meio de vídeos produzidos por eles mesmos e exibidos em praças públicas.

O acervo da TV é um rico registro da memória social da Baixada e em 2014, foi reconhecido pelo MinC e Iphan como Ponto de Memória. Parte desse acervo está disponível no site do CECIP para ampla consulta.

A partir da metodologia participativa da TV, o CECIP diversificou seus projetos, realizando campanhas de interesse público, produzindo materiais audiovisuais e impressos elaborados junto ao público-alvo, e oficinas de capacitação de jovens e agentes sociais sobre os temas relacionados aos direitos humanos.

Veja mais fotos aqui.

Selecionadas-TVM-Diploma-Heloneida-Studart-Alerj-2016-06-13-(1)

 

Comentários