Conheça a página da Memória da TV Maxambomba

Você já curtiu a página Memórias da TV Maxambomba?
O acervo da TVM é um registro audiovisual da memória social da Baixada Fluminense e está disponível no site do CECIP para ampla consulta. Venha conhecer mais sobre a história e a cultura da região!
Você pode assistir aos programas no Youtube, ver fotos dos projetos no Facebook, e ainda ler matérias publicadas e outros textos no banco de memórias.

A TV Maxambomba (TVM) foi o projeto pioneiro do CECIP, realizado na Baixada a partir de 1986. O objetivo era democratizar a informação. A ação da TVM, durante 15 anos, consistiu na produção e exibição de vídeos em praças nos bairros da Baixada, em um telão armado sobre uma Kombi.
A TVM trabalhou com a participação dos moradores registrando seu cotidiano, valorizando os seus saberes, trazendo suas histórias, seus costumes, resgatando culturas que compõem essa população, oriunda de diferentes regiões brasileiras.
Por esse trabalho, o CECIP foi reconhecido, em 2014, como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC. Isso viabilizou a divulgação do Banco de Dados que está em constante processo de ampliação e disponível para acesso de todos.

TV-Maxambomba-Face

Comentários