Notícias

Conferência “Small Children, Big Cities”

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2014, Mariana Koury do Projeto Criança Pequena em Foco participou da conferência “Small Children, Big Cities – Building Smart – Friendly Cities for 21st Century India”, organizada pela Fundação Bernard van Leer e National Istituteof Urban Affairs (Índia). Com a presença de agentes do governo, acadêmicos, organizações da sociedade civil, arquitetos e urbanistas, o evento tinha o objetivo de compartilhar boas práticas, desenvolver ferramentas para planejar e implementar práticas amigas das crianças no planejamento urbano, estimular a inovação e parcerias entre gestores públicos, urbanistas, arquitetos e organizações da sociedade civil e debater caminhos para envolver as crianças no processo de desenvolvimento da cidade

Nos dois dias da conferência foram discutidos temas como planejamento urbano com participação das crianças, papel da mídia na construção de cidades amigas das crianças, moradia, transporte, mobilidade e espaço público na perspectiva das crianças e adultos. De maneira geral, as apresentações ressaltaram a importância da utilização de metodologias adequadas para trabalhar com crianças, não apenas ouvi-las mas tentar garantir que sejam feitas mudanças, avaliação (incluindo a importância da avaliação e a falta de avaliações de projetos de participação infantil), necessidade de parceria com o poder público para a realização de mudanças, investimento em pesquisa, comunicação e advocacy e o envolvimento dos pais e das comunidades do desenvolvimento dos projetos.

A apresentação do CECIP ocorreu na mesa intitulada “Transportation and Mobility”. Mariana Koury, juntamente com Mauro César Ferreira, diretor do Centro de Comunicação e Educação para o Trânsito da CET-Rio, apresentou o projeto “Trânsito Seguro com Participação Infantil” realizado em parceria entre as duas instituições em 2013 (https://www.youtube.com/watch?v=O25G5b2AQi8) e ambos falaram da importância da parceria entre uma organização da sociedade civil e poder público.

No primeiro dia da conferência, cerca de 30 crianças que participam do Humara Bachpan – uma campanha nacional na Índia para segurança e ambiente seguro para crianças pequenas que vivem em comunidades urbanas pobres – discutiram entre elas sobre água e saneamento básico, moradia, espaço público, serviços e transporte e, no segundo dia, apresentaram o resultado das suas discussões. as principais questões apresentadas pelas crianças foram: a falta de saneamento básico (inclusive banheiro) e água nas comunidades, falta de espaço público para brincar e moradias precárias.

 

Na segunda-feira, 1 de dezembro de 2014, Mariana Koury visitou três favelas no subúrbio de Delhi para conhecer de perto esse projeto. Em “clubes” (como são chamados os encontros das crianças) espalhados por diversas comunidades na Índia, as crianças são estimuladas a discutir os problemas das suas comunidades e pensar soluções para cobrar, com o apoio e articulação dos adultos, das autoridades locais. As crianças ficaram muito interessadas com os visitantes e fizeram perguntas sobre a realidade das favelas e das crianças nos países dos visitantes (Brasil, Inglaterra e Quênia).

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top