Notícias

CECIP / TV MAXAMBOMBA NO CANADÁ

O CECIP foi convidado para participar do ComMedia 2015 – Fórum de convergência de mídias comunitárias, realizado pela CACTUS – Canadian Association of Community Television Users and Stations, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro, na Carleton University, em Ottawa. O encontro reuniu profissionais canadenses de mídia comunitária de quatro setores: rádio, televisão, plataformas de comunidades on line e jogos que tenham enfoque social. Também participaram acadêmicos e pessoas que têm interesse na comunicação comunitária. O objetivo do encontro foi levantar propostas a serem implementadas pelo poder público canadense na área da comunicação.

O Luiz Carlos Lima foi o representante do CECIP e participou de duas atividades do ComMedia relatando as experiências da TV Maxambomba. No dia 22 esteve na Mostra de vídeos “Perspectivas Históricas e internacionais sobre Mídia Comunitária” onde exibiu um clip com fragmentos de algumas das produções do CECIP. Neste encontro, estava presente a Sra. Dorothy Henaut, que trabalhou na National Film Board e participou de uma das primeiras experiências de TV Comunitária realizada em 1962.

No dia seguinte (24), Luiz participou da mesa Maximizar o impacto comunitário e Engajamento, junto com o canadense David Diamond (Theathe for Living) – que trabalha com o Teatro do Oprimido e tem como uma de suas referências Augusto Boal e Paulo Freire – e o israelense Adnan Tarabshi (que falou via skype). A experiência da TV Maxambomba suscitou perguntas dos participantes, muito não conheciam nehuma experiência onde a TV “vai” até o público. Com o frio canadense deve ser difícil reunir o povo na rua para assistir uma TV num telão, brincou o Luiz. Eles também ficaram encantados com a experiência da Nave do Conhecimento do Complexo do Alemão, com a experiência de levar o telão para as casas e lajes da comunidade (TV de Quintal).

O CECIP agradece a Catherine Edwards (CACTUS), que em 2006 esteve no CECIP e conheceu a experiência da TV Maxambomba e nos convidou para participar do ComMidia 2015.

E um agradecimento especial ao animador Daniel Schorr, que gentilmente acolheu e possibilitou a participação do nosso representante no encontro.

Em rede

Parceiros

Contribuindo Para

O CECIP está conectado à implementação da Agenda 2030, contribuindo para as ODS:

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento econômico
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Back to top